terça-feira, 1 de março de 2011

"O Senhor das Moscas"

Um dos trabalhos que tenho que fazer na faculdade, na matéria "processos de impressão", é criar uma xilogravura e ao contrário de tds do mundo do design eu gosto mto mais dos serviços manuais do que aqueles de pc e por isso resolvi tentar fazer uma coisa um pouquinho mais complicada, claro que tenho um plano B caso de merda. Enfim tentei azer alguns personagens baseados em histórias interessantes envolvendo umas paradas que li e sairam duas opções iniciais, claro que para se transformarem em xilogravuras uma séria adaptação vai ser realizada, mas por enquanto a idéia em papel tá ali embaixo. Ambas são interpretações minhas de histórias que existem de fato, a primeira chama-se "Tlaloc", é sobre a divindade asteca da chuva, anualmente crianças eram sacrificadas no alto das montanhas e qt mais a criança chorasse antes de morrer mais chuva deus iria prover, segundo algumas lendas normalmente as crianças eram do sexo feminino, mas nenhum fator histórico comprova essa curiosidade sobre o "sexo". A segunda se chama "O Senhor das Moscas" e é uma referência direta a Beelzebuth, uma divindade filistéia, em algumas religioes afrobrasileiras o diabo é tratado como o senhor das moscas e da pestilência, mas o fato realmente interessante ligado a isso é que dentro dessas mesmas religioes eles afirmam que triste são os homens pois o senhor das moscas está sempre sorrindo (só pra constar não levem isso a mal é só uma pesquisa msm e um tentativa de dar nova cara a velhas idéias, não pensem que rola algum tipo de "sympathy for the devil" da minha parte ok?).


To pensando em continuar trabalhando nessas idéias e tentar explorar culturas mais diferentes, espero que isso consiga ir para a madeira!

Ouvindo: Radiohead - Lotus Flower

Um comentário:

  1. Eu achei a ideia interessante, ficaria legal num guia explicativo sobre o assunto.

    ResponderExcluir